segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

LISTA: OS MELHORES DE 2012


Sou um fã de listas! Como refletem muito o gosto pessoal de cada um, geram sempre discussões acaloradas e são ótimos temas para conversas de boteco. Com as opiniões sobre os melhores do ano pipocando por todos os sites/blogs sobre música, não poderia me escusar da nobre e deliciosa missão que é montar uma lista. Aqui vai a minha, em ordem alfabética sobre os melhores lançamentos de 2012. Não deixe de postar a sua nos comentários!

OS 10 MELHORES DISCOS

ANGLAGARD – VILJANS ÖGA



Fiquei surpreso e agradecido com a volta desses Suecos. O último lançamento havia saído no longínquo 1994 e esse ano eles soltaram essa preciosa obra de progressivo sinfônico, mostrando que não perderam a mão. Supera o clássico Hybris, de 1992, e fará a cabeça dos proggers de plantão. Quatro músicas instrumentais que giram em torno dos 15 minutos com direito a moogs, flautas, mudanças de andamento e tudo que tem direito. Muito acima da média!

BARONESS – YELLOW AND GREEN



Sem se preocupar com estilo musical, o Baroness lançou um belíssimo disco nesse ano. Uma mistura de Stoner com Progressivo e Psicodélico que deu certo sem tornar as músicas cansativas, muito pelo contrário. Trata-se de um ábum duplo com 18 músicas acessíveis e de muito bom gosto. A capa é  um presente à parte.

CANNIBAL CORPSE – TORTURE



A parceria entre o produtor Erik Rutan e o Cannibal Corpse rendeu mais um bom fruto. Nada além do bom e velho som doentio e agressivo característico da banda, mas é uma bela adição à sua discografia. Não decepciona o fãs que esperam por mais do mesmo, porém sempre certeiro, Brutal Death Metal dos americanos.


JACK WHITE – BLUNDERBUSS



A estreia solo de excêntrico Jack White foi recebida com muita euforia pelos fãs e crítica. E não é pra menos! Uma mistura de Blues Rock e Garage feito com muita originalidade e com toque pessoal torna a audição deliciosa. A versão de “I`m shaking” de Rudy Toombs já vale o disco. Sua voz está lembrando levemente Robert Plant. Levemente...


NAPALM DEATH – UTILITARIAN



Os mestres do Grindcore soltam mais uma porrada para alegria dos fãs. Algumas novidades como o solo de sax em Everyday Pox, os coros em Leper Colony e os vocais do guitarrista Mitch Harris em Order of Magnitude dão o tom experimental do álbum. A versão nacional ainda conta com uma belíssima embalagem digipack. Não dá pra perder!


RUSH – CLOCKWORK ANGELS



O inseparável trio canadense volta aos anos 70 e enfia o pé no rock progressivo novamente. Serviu para matar a saudade dos tempos áureos da banda, sendo o melhor desde Counterparts (1993).


SPECTRUM ROAD – SPECTRUM ROAD



Jack Bruce, Vernon Reid, Cindy Blackman Santana (sim, mulher do Carlos) e John Medeski prestando homenagem ao lendário baterista Tony Williams. O resultado? Um grande disco de Fusion executado por estrelas do rock.


STORM CORROSION – STORM CORROSION



Parceria entre os amigos de longa data Steven Wilson e Mikael Akerfeldt só poderia resultar em coisa boa. Os dois maiores expoentes do Rock Progressivo na atualidade se uniram e lançaram uma espécie de Folk Prog calcado em ambiências e melodias arrepiantes. Sombrio até a alma, esse disco poderia figurar numa trilha sonora de um filme de terror. Não espere nada parecido com Porcupine Tree ou Opeth, mas vale muito a pena conferir!


TESTAMENT – DARK ROOTS OF EARTH



Clássico! Na minha opinião figura fácil no top 3 do catálogo dos americanos. Thrash metal raivoso e produção certeira assinada novamente por Andy Sneap. Quem assume as baquetas dessa vez é o monstro Gene Hoglan, o que torna o álbum ainda mais atraente.


VAN HALEN – A DIFFERENT KIND OF TRUTH



O retorno do ano! Depois de muita especulação e farpas trocadas entre os integrantes, a novela acabou. O Van Halen está de volta colocando nas prateleiras um belo álbum, com astral lá em cima e fazendo a festa ao redor do mundo com seus shows sempre agitados. Como é bom ver David Lee Roth ao lado da família Van Halen novamente!


CLIPE: Storm Corrosion – Drag Hopes


CAPA: Baroness – Yellow & Green



SHOW: Steven Wilson – São Paulo, Via Marquês (21/04/2012)

DVD: Steven Wilson – Get All You Deserve



LIVRO: Luz e Sombra: Conversas com Jimmy Page. Autor: Brad Tolinsky



ESTREIA: Jack White - Blunderbuss



DOCUMENTÁRIO : Pink Floyd – The Story Of Wish You Were Here